Teste de estanqueidade no Sistema de Gás canalizado! Saiba Como.

Você sabe o que é estanqueidade? 
Estanqueidade é um neologismo que significa estanque, hermético, "sem vazamento", ou seja, é a definição dada a um produto que está isento de furos, trincas ou porosidades que possam deixar sair ou entrar parte de seu conteúdo.

Um teste de estanqueidade em tubulações de gás, tem como objetivo examinar o sistema de forma a garantir que não há nenhum vazamento de gás.

Muitas pessoas acreditam que não precisam fazer o teste de estanqueidade nas tubulações pelo simples fato de não sentir cheiro de gás no seu apartamento ou prédio, mas a maioria dos acidentes ocorre em vazamentos que não são detectados.

Muitas tubulações construídas de forma errada passam dentro de forros de gesso e outros ambientes que possam gerar confinamento, junto com ar atmosférico e uma simples ignição como de uma lâmpada podem ocasionar um sério acidente.





Como o teste de estanqueidade em tubulações é realizado?

O teste de estanqueidade em tubulações realiza um ciclo com base em quatro fases fundamentais:

1- Enchimento por pressurização da tubulação que esta sendo testada,
2 - Verificação das conexões
3 - Aguardar a acomodação do fluido de teste e espera
4 - É analisado se a pressão manteve constante ou houve uma queda eventual em um intervalo de tempo caracterizando como um vazamento.



Quem pode realizar os Testes de Estanqueidade?

Os testes devem ser feito por Empresas Especializadas; por profissionais capacitados, treinados e que possuam treinamento de segurança, pois pode formar misturas potencialmente explosivas na rede de distribuição de gás da instalação.


Recomenda-se que sejam realizadas inspeções periódicas na rede de distribuição interna. Caso sejam realizadas, recomenda-se que sejam realizadas em períodos máximos de cinco anos, ou de acordo com definição da autoridade competente, podendo variar para menos em função de riscos decorrentes das situações construtivas, das condições ambientais (em especial aquelas sujeitas a atmosfera corrosiva) e de uso, de acordo com avaliação e registros realizados pelo responsável da inspeção.

Comentários

Postagens mais visitadas